terça-feira, 29 de março de 2016

O salmão é a principal razão por que não me torno vegetariana

 
Não consigo perceber como é que os vegetarianos vivem sem salmão.
Foi desde sempre o meu peixe preferido mas a própria forma como gosto do salmão foi mudando ao longo do tempo. Curioso como um único peixe dá para fazer tanta coisa diferente!

Quando era pequena, adorava salmão grelhado com batatinhas. Ficava sempre feliz quando o peixe cor-de-rosa vinha para a mesa. Depois, chegou a fase do sushi. Ao ínicio ainda continuava a gostar do meu salmãozinho grelhado mas às tantas comecei a pedir para não mo cozinharem completamente. Agora, só gosto dele é cru, fumado ou muito pouco cozinhado. Ou ceviche, claro, a minha última grande descoberta.

Já pensei várias vezes em ser vegetariana. Primeiro, porque adoro comida vegetariana no geral e vegetais e fruta em particular. Segundo, porque de cada vez que vejo, ouço ou leio a forma como se criam e matam animais para o nosso consumo me deixa enojada (e as coitadas das lampreias?). Terceiro, porque não gosto especialmente de carne e não seria um mal muito grande para mim deixar de a comer.

vegan acho que não conseguiria ser. Do leite não sentiria falta nenhuma, que também já estou habituada há bastante tempo a beber leite de arroz (que em termos de sabor é óptimo), mas iogurtes e queijo são das coisas que mais me iria custar a abdicar. E ovos... tanta coisa se faz com ovos!

Uma das razões (não a única) por que ainda não me tornei vegetariana, apesar de ter muitos dias vegetarianos, é o salmão. Ainda tenho um longo caminho a percorrer para conseguir pôr de lado este peixe maravilhoso (assim como o atum, ou como um lúcio perca bem grelhadinho..).

5 comentários:

  1. Eu adorava o sabor do peixe-espada grelhado, por isso percebo-te. Os vegetarianos e vegans não o são por não gostarem do sabor da carne ou do peixe - podemos gostar, mas os valores éticos sobrepõem-se. Isto dito assim parece que estou a dizer que somos superiores a quem ainda não é vegan - não mesmo! Até há um mês ainda comia ovos e queijo, por isso sei que pode custar erradicar hábitos que sempre nos acompanharam. Mas garanto-te que com o tempo deixas de ver a carne e o peixe como comida, especialmente se a tua motivação for o bem-estar animal.

    Não tenho substituição para o frango, mas espreita aqui um atum vegetal (http://talhovegetariano.pt/produtos/o-talho-vegetariano/63-produto-vegetariano-alternativo-ao-atum.html) e frango vegetal (http://talhovegetariano.pt/produtos/o-talho-vegetariano/59-produto-vegetariano-alternativo-ao-frango.html). O sabor é igual, parece magia :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nádia,
      obrigada pelas sugestões, nunca tinha ouvido falar disto! Hei-de experimentar :)
      acredito que a determinada altura, deixemos de ver a carne e o peixo como comida, o começar é que é pior. Eu uso a "desculpa" que vivo em casa dos pais. Se eles fazem uma determinada refeição não faz sentido para mim fazer uma à parte só para eu comer. O que vale é que tanto eu como os meus pais comemos imensa comida vegetariana e quando estou sozinha é praticamente o que como :P

      Eliminar
    2. Ups, queria dizer "não tenho substituição para o salmão" em vez de "para o frango", mas tu percebeste!

      Eliminar
  2. Quase uma carta de amor ao salmão =)
    Também há alguns alimentos que não me via a abdicar facilmente...

    ResponderEliminar
  3. Entendo-te tão bem... adoro peixe e queijo, acho que nunca irei conseguir abdicar disso.

    ResponderEliminar

Deixa aqui a tua mensagem. Obrigada :)